Principal / Geral / Neste ano, pela primeira vez no município, os votantes serão identificados pela impressão digital
01 - ELEIÇÕES CORRIGIDA

Neste ano, pela primeira vez no município, os votantes serão identificados pela impressão digital

Domingo, 7 de outubro de 2018, inicia o processo de escolha dos governantes para a gestão 2019/2022.

As urnas serão liberadas para votação às 8horas e fecham às 17horas, ininterruptamente. No País, 147.306.275 eleitores estão cadastrados para votar. Em Taquari, são 18.856 pessoas aptas a irem às urnas. Destes, somente 53 não serão identificados pela digital.
Neste ano, o eleitorado local será identificado pela biometria, ou seja, pela impressão digital. Entre março de 2017 e março de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) realizou o cadastramento biométrico no município visando à maior segurança do eleitor.
Com esta inovação, 18.803 pessoas de Taquari serão identificadas pela digital do polegar. O Cartório Eleitoral orienta que as pessoas não usem hidratantes e estejam com as mãos limpas para facilitar a identificação. Em caso de dificuldades, após quatro tentativas, serão usadas as digitais dos demais dedos. As pessoas que estavam com o Título de Eleitor suspenso no período do cadastramento, não puderam fazer a biometria. As que tiveram o documento liberado, após o fechamento do cadastro, permanecem inscritas nas suas seções e poderão votar através de código liberado pelo mesário. Com o recadastramento, 2.700 títulos de eleitor em Taquari foram cancelados em virtude de não terem feito a biometria.

Cada eleitor terá que votar em seis cargos

Os eleitores terão que definir o voto para seis candidatos aos cargos públicos: deputado federal, deputado estadual, senador 1ª vaga, senador 2ª vaga, governador e presidente.
Para a presidência do Brasil, são 13 candidatos: Álvaro Dias (PODE), Cabo Daciolo (PATRI), Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (NOVO), João Goulart Filho (PPL), Marina Silva (REDE) e Vera (PSTU).
Ao governo do Estado, são candidatos Roberto Robaina (PSOL), Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), Ivo Sartori (MDB), Júlio Flores (PSTU), Mateus Bandeira (NOVO), Miguel Rossetto (PT) e Paulo de Oliveira Medeiros (PCO). Para os gaúchos, há ainda 15 candidatos ao senado, 422 a deputado federal e 853 a deputado estadual.
Neste ano ocorre a renovação de 2/3 do Senado, portanto, os eleitores terão que votar em dois candidatos a este cargo. É importante ter cuidado no momento de digitar o voto na urna: se o mesmo voto para senador for digitado duas vezes, o segundo será anulado.
Como são muitos candidatos a receber votos, estão previstas filas ao longo do dia. “Estamos esperando que a fila seja um pouco mais demorada. Tem as pessoas idosas que levam mais tempo. Esperamos que ocorra tudo de forma tranquila, com muita paz”, diz o chefe do Cartório Eleitoral, Leonardo Berta Wayne. Ele orienta que as pessoas levem uma cola, com os números dos seus candidatos. É possível levar acompanhante, mas há regras. “Existe a permissão de uma pessoa da família maior de 18 anos acompanhar, mas este acompanhante terá registro em ata. Se for verificada alguma irregularidade, alguém que está acompanhando muitas pessoas, será registrado em ata e feito um processo”, diz Leonardo.

Como votar

GERAL - Eleições ColaPara votar, é necessário saber a seção e o local onde ela está instalada. Feito isso, o eleitor deve levar à seção um documento de identificação com foto. O mesário vai conferir a data de nascimento do eleitor, fazer a identificação pela biometria e liberar a urna para votar.
O eleitor terá que votar em seis candidatos. O primeiro voto é para deputado federal, com quatro dígitos mais a confirmação (tecla verde); após, é para deputado estadual, com cinco dígitos mais a tecla confirma; o terceiro voto é para a 1ª vaga de senador com três dígitos mais a tecla confirma; após, novamente para senador com três digitos, mais a tecla confirma; na sequência, é o voto para governador, com dois dígitos e confirma. Por último, para presidente, também com dois dígitos, e a confirmação. Para votar em branco, é necessário apertar a tecla branco e a verde, que confirma.
Após a digitação do número de cada um dos candidatos preferidos para o cargo em disputa, a urna eletrônica apresentará o nome, a fotografia e a legenda do candidato selecionado.

Calendário

5 DE OUTUBRO, SEXTA-FEIRA – Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na Internet, de jornal impresso.

6 DE OUTUBRO – SÁBADO – Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e as 22 horas. Último dia, até às 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até 10 minutos diários requisitados das emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, podendo ceder, a seu juízo, parte desse tempo para utilização por tribunal regional eleitoral.

7 DE OUTUBRO, DOMINGO – DIA DA ELEIÇÃO – O comércio poderá funcionar neste dia desde que proporcione efetivas condições para que seus funcionários possam exercer o direito e o dever do voto.
Vedado ao eleitor portar aparelho de telefonia celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, devendo a mesa receptora, em caso de porte, reter esses objetos enquanto o eleitor estiver votando.
Permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato.
Vedada, até o término da votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.
Vedado aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras, o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato.

Em Taquari, as mulheres são maioria dos eleitores

No próximo domingo, todas as pessoas acima de 18 anos devem ir às urnas para ajudar a escolher os próximos gestores públicos. A eleição é o ponto alto da democracia, quando prevalece a escolha da maioria dos eleitores.
“Muitos fogem quando o assunto é política e reclamam da obrigatoriedade, mas a importância do voto vai muito além, é um ato de cidadania pelo nosso país de que não devemos abrir mão. É o direito da democracia”, avalia a técnica em Edificações, Viviane Meireles Lopes Viana, 39 anos.
Em Taquari, dos 18.856 eleitores aptos a votar, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 52,75% são mulheres. Esta característica do eleitorado local não é peculiaridade do município. No País dos 146.805.548 eleitores, 52,30% são do sexo feminino.
Dados do TSE mostram ainda que 31,99% dos votantes possuem ensino fundamental incompleto, como é o caso da dona de casa Roseli Hut da Silva, 49 anos, que cursou até a 6ª série. Ela procura ir à seção no final da tarde, quando o movimento diminui. Quanto aos candidatos “voto esperando as melhorias para a nossa cidade, espero mudanças”. Para ela, os itens mais importantes são a assistência à saúde, medicamentos e geração de empregos. A dona de casa conta que sempre votou, desde que completou os 18 anos, mas que, neste ano, ainda está indecisa.

GERAL - Eleições Tabela

Urnas prontas para receber os votos

GERAL - Eleições Urnas

Na terça-feira, as urnas eletrônicas passaram pela última inspeção no Cartório Eleitoral de Taquari. Elas serão levadas para as seções amanhã pelos servidores que estão a serviço da Justiça Eleitoral.
Uma novidade deste ano é a inclusão do Código QR. “A cada eleição, vem uma novidade como reforço para qualquer tipo de vulnerabilidade que se descubra no sistema da urna. A probabilidade de violação é praticamente nula, e todo o ano há inovações para aumentar o controle”, diz o servidor do Cartório Eleitoral, Iedo Ferraz.

Não sabe qual é a sua seção de votação?

Todo eleitor está cadastrado para votar em uma seção eleitoral específica. Por isso, é fundamental saber o número da zona eleitoral e o local de votação. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) há estas informações. Na aba superior, no menu “Eleitor e eleições”, selecione “Serviços ao eleitor”. Na lista, clique em “Título de Eleitor” e, em seguida, faça a consulta pelo “nome do eleitor” ou “número do título eleitoral”. No primeiro caso, é necessário informar nome completo, data de nascimento e nome da mãe. No segundo, é necessário ter em mãos o número do título e a data de nascimento. Os sites dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais também destinam um espaço para consulta dessas informações.

Redes Sociais – Os usuários do Facebook e Twitter também podem verificar onde votar nas páginas oficiais do TSE nas respectivas redes sociais: facebook.com/TSEJus e twitter.com/tsejusbr. Basta o eleitor enviar uma mensagem e começar a interagir com o assistente virtual, conhecido Bot. Ele dará as boas-vindas e perguntará qual o tipo de ajuda o usuário precisa. Depois, o eleitor poderá escolher o que deseja saber e seguir o passo a passo para obter a resposta. Por meio dessa consulta, é possível obter todas as informações sobre a seção e o local de votação.

Aplicativo e-Título – O aplicativo e-Título, uma versão digital do título de eleitor, também informa o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até sua seção eleitoral. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
O e-Título também serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o recadastramento biométrico. Isso porque a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação no momento do voto.
O eleitor que ainda não tenha feito o recadastramento biométrico também pode baixar o e-Título para saber onde votar, mas deverá apresentar um documento oficial com foto no momento da votação.

Disque-Eleitor – A consulta sobre o local de votação também pode ser feita no serviço Disque-Eleitor dos TREs. O portal do TSE reúne os contatos do tribunais regionais.

Cartório Eleitoral – Por fim, o eleitor também pode ir ao cartório eleitoral mais próximo e consultar as informações pessoalmente.
Fonte: TSE

É necessário justificar se não estiver no domicílio eleitoral

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser preenchido e entregue apenas no dia da eleição junto da apresentação de um documento de identificação com foto. O formulário é obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, na página do TSE, nas páginas dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa. Nenhuma justificativa é válida dentro do município onde o eleitor vota. Caso o eleitor não apresente a justificativa no dia da eleição, poderá preencher o requerimento pós-eleição e entregá-lo em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito até 60 dias após cada turno da votação, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

GERAL - Apuração Site

Além disso, verifique

01 - ELEIÇÕES

Eleitores chegaram a esperar mais de uma hora para votar

Os eleitores tiveram que esperar na fila da seção para votar no domingo, 7 de ...

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ