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FAZENDA VILANOVA: Paralelas à BR 386 tiveram 18 acidentes com vítimas lesionadas desde 2014, conforme a PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registra, desde 2104, 18 acidentes com lesões nas vias paralelas à BR 386, em Fazenda Vilanova. A rodovia foi duplicada em 2010 e, no trecho que passa pela cidade, construída uma elevada que foi liberada para o trânsito em 2013. Desde então, as vias paralelas passaram a ser usadas pelas pessoas que fazem deslocamentos menores em relação aos usuários da rodovia federal.

Considerando a condição dos envolvidos nos locais em que ocorreram os acidentes, a PRF, responsável pela fiscalização da via, registrou 14 vítimas com lesões leves, três com lesões graves e duas mortes. O chefe da 4ª Delegacia da PRF no RS, Paulo Reni da Silva, explica que as vias laterais servem para separar o trânsito local daqueles que estão em viagens longas, em velocidades maiores, e aumentam com isso a segurança, tanto dos moradores do município quanto dos que se deslocam pela pista principal. “Defendemos a existência de vias laterais em todos os perímetros urbanos”, diz. Em Fazenda Vilanova, são aproximadamente quatro quilômetros de ruas laterais à BR 386 nos dois sentidos de deslocamento (interior/capital).
Para o morador da proximidade do local do acidente, Ivo Massmann, 54 anos, é necessário colocar iluminação em um trecho e haver mais consciência dos usuários da via. “Existem duas lâmpadas em toda ela, precisa mais; e o povo que caminha no meio da rodovia. Tem lugar para caminhar no lado”.
A moradora da localidade de Matutu, Carmem Sílvia de Vargas, 39 anos, também considera a via paralela à BR 386 com pouca segurança. Mas para ela, seria necessário construir uma passarela na localidade de Vila Maria. “Porque as pessoas passam por cima aqui para não ir até lá”, diz.

Providências para melhorias

As ruas laterais, como são chamadas, também são conhecidas pelos rachas e acidentes.
Para dar mais segurança aos usuários da via, no ano passado, a prefeitura, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit), construiu acostamento no trecho de maior circulação de pedestres.
Ainda assim, ocorrências de trânsito continuam sendo registradas. Há duas semanas, um homem foi atropelado no km 368 e foi encaminhado para o hospital com lesões graves.
O chefe da PRF conta que, em abril, quando assumiu a função de chefe da delegacia da PRF, uma das primeiras ações foi convidar representantes da prefeitura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) para uma reunião, objetivando definir ações que aumentassem a segurança e diminuíssem o número de acidentes graves nas vias laterais da BR 386 em Fazenda Vilanova.
Segundo ele, ficou definido que o DNIT melhoraria a sinalização vertical e horizontal das vias; a PRF intensificaria a fiscalização nos trechos e contataria a concessionária de energia elétrica RGE para viabilizar um projeto de iluminação das vias, visto a única rede existente ser de alta tensão.
Ele conta que na semana seguinte, foram recebidos por representantes da RGE Sul e firmou-se o compromisso de a prefeitura apresentar um croqui do que pretendia e a RGE realizaria o projeto para iluminação das duas vias laterais, ficando os custos sob responsabilidade da prefeitura.
No entanto, o DNIT ainda não fez as melhorias, a prefeitura não instalou a iluminação e a PRF faz a fiscalização dentro de uma programação.

O que diz a PRF

“A fiscalização é executada dentro de uma programação, considerando os locais de maior acidentalidade em toda a delegacia e as condições operacionais das equipes. Nestes 3 meses, vários foram os trabalhos de fiscalização realizados nas proximidades de fazenda Vilanova.”

O que diz a prefeitura

Através da assessoria de imprensa, a Administração disse que melhorou um trecho para calçada de passeio com o fresado e revisou a iluminação da a antiga rede de iluminação. “O DNIT precisa marcar com nova pintura, transformando em pista única, marcando com tachões o espaço que será destinado aos pedestres. Segundo o prefeito, a Administração está cobrando este serviço do DNIT, mas eles alegam que no momento não têm condições financeiras para execução. Quanto à nova rede elétrica para melhorar a iluminação, a RGE Sul também não está dando previsão da obra”.

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