Taquari, 19 de Agosto de 2018
NOTÍCIAS
30/03/2018
TABAÍ: “Minhas abelhas produzem, eu mesmo centrifugo e embalo”

Desde 2014 em Tabaí,  às margens da VRS 835, funciona a Agroindústria Familiar Borba Mel. 
Ela é a única registrada no município que trabalha com mel e  vende o produto para casas comerciais, particulares e indústrias,  também  em feiras, como Afubra, em Santa Cruz do Sul, Expovale, em Lajeado, e na  Paverama Fest. Os proprietários são Celso dos Reis Borba, 55 anos , e Leane Marques Borba, 45 anos, que, na tarde da quarta-feira, dia 28, receberam O Fato Novo no local onde o mel é produzido. Eles mostraram como o trabalho é feito, desde a chegada das caixas, centrifugação e envase.   Há  produção de mel da flor da uva- Japão e do eucalipto. “Eu levo as abelhas onde as flores estão. Minhas abelhas produzem, eu mesmo centrifugo e embalo,” afirma Celso. O produtor contou que tem  parceria com uma indústria de Santa Catarina à qual fornece  mel orgânico. Este produto é considerado orgânico quando o local onde é produzido  não está próximo a  grandes plantações de soja e milho, por exemplo. Quanto à  rentabilidade de sua agroindústria , Celso se diz satisfeito  e que o próximo passo será a conquista de uma licença para comercializar seu produto em casas comerciais de todo o Estado. Em feiras, o quilo do mel da família Borba custa R$ 23,00.
 
Cuidado aotrabalhar
 
Celso trabalha há 24 anos com abelhas e disse que nunca teve problemas, mas alerta que ,para a realização das tarefas, é necessário muito conhecimento e cuidado.” Sempre participo de congressos e seminários para poder realizar meu trabalho com segurança”, afirma.
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por