Taquari, 19 de Junho de 2018
NOTÍCIAS
02/03/2018
MISTURA FINA: Vazamento de áudios gera repercussão na região

Desde o último final de semana, circulam através do aplicativo WhatsApp dois áudios enviados pelo funcionário do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (Daer), Miguel Bastos Martins, ao servidor da Prefeitura de Tabaí, Juliano Bastos Oliveira. Na gravação, Miguel questiona o fato de o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, e alguém que ele chama de Rogério não terem sido convidados para o churrasco, realizado antes do ato oficial de inauguração do asfaltamento de Aterrados, no dia 15 de fevereiro. O churrasco foi organizado pelo prefeito de Tabaí, Arsênio Pereira Cardoso, em parceria com o prefeito de Taquari, Maneco.
Na conversa, o servidor do Daer afirma que o secretário Pedro Westphalen, durante a inauguração de Aterrados, anunciaria à comunidade que seria realizada obra de duplicação na RSC-287 e a construção de uma rótula em Tabaí. No entanto, o funcionário do departamento dá a entender que isto não seria mais feito. “Bah! Que cachorrada essa do prefeito de vocês aí, hein! Foi nas pilhas do Maneco. Agora essa rótula não sei como é que vai ser e essa duplicação aí, porque agora os caras tão louco lá, né meu. Tá louco, esse Arsênio aí nem se apresenta. Por que não mandaram uma mensagem pro Pedro, cara? Dizendo que ia ser mais cedo, que iam fazer churrascada na beira do asfalto aí e tal”, fala Miguel, pedindo para o servidor de Tabaí averiguar o motivo de o convite não ter sido feito, se foi um erro ou por querer. “Mas foi cachorrada desse prefeito aí de Tabaí, agora vai ser mais difícil de conseguir as coisas para ele, vai nas pilhas do Maneco, né meu”.  A resposta que o funcionário de Tabaí, Juliano Bastos de Oliveira, deu a Miguel não está sendo repassada pelo WhatsApp e o teor do áudio não é de conhecimento do Mistura Fina. Mas outro áudio do servidor do Daer, que rebateria a resposta de Tabaí, também vazou nas redes sociais. “Tranquilo, é que nem o Rogério falou, a gente não pode ganhar todas, essa os cara ganharam”, recomeça o diálogo. Segundo o que dá a entender, as relações do departamento com a Prefeitura de Tabaí estariam estremecidas. “Agora ficou feio o troço lá para Tabaí, mas acho que, seguinte, nós tinha que marcar uma reunião pra, pra, pior que nem adianta, nem tem muito o que fazer. […] Mas faz parte, vamos deixar isso virar agora. Eles que são cachorro grande, eles que se vire”, conclui.
 
Mistura Fina não consegue conversar com Miguel Bastos Martins
 
Nesta semana, o Mistura Fina procurou Miguel Bastos Martins para conversar sobre o fato. Ele não atendeu às ligações em seu telefone pessoal, nem retornou a mensagem de texto enviada. No Daer, a telefonista não conhecia o servidor e não sabia em qual setor ele trabalhava para transferir a ligação. 
O Mistura Fina informou que seria na parte administrativa, no cadastramento de processos, como o informado pelo diretor-geral do departamento, Rogério Uberti, a O Fato Novo. Mesmo assim, o servidor não foi localizado.
 
Prefeito de Tabaí acredita que a obra não deixe de sair por causa do churrasco
 
O prefeito Arsênio Pereira Cardoso disse que ouviu parte do áudio enviado ao assessor do setor de Licitações da Prefeitura de Tabaí, Juliano Bastos Oliveira. “Mas eu não achei que me comprometeu. O rapaz andou falando umas besteiras aí, mas eu não dou bola para isso”, disse o prefeito. Segundo ele, seu assessor está nervoso com a repercussão que teve o fato e com o vazamento dos áudios, que ele teria mandado apenas para uma pessoa de sua confiança e acabaram se espalhando.
Arsênio relatou que o churrasco foi prometido no seu mandato anterior (2008/2012) à comunidade tabaiense. “Quando começaram com asfalta Aterrados, não asfalta, eu ainda estava aqui, no outro mandato. Eu disse que se saísse o asfalto de Aterrados ou o asfalto até a Vila Tabaí, qualquer um deles, eu dava uma vaca pro pessoal comer”, explicou. Segundo o prefeito, quando ficou sabendo do agendamento da inauguração do asfalto de Aterrados, informou à comunidade que a churrascada seria feita no almoço daquele dia. Arsênio dsse que o prefeito de Taquari, Maneco, soube do churrasco e também decidiu levar uns quilos de carne para a comemoração. “Tudo na boa, nada de maldade. Inclusive fizemos bem antes de o Governador chegar”, salienta. O prefeito de Tabaí contou que não convidou ninguém além da comunidade para o evento e disse que não é de formalidades. “Eu tenho a ver com o pessoal de Aterrados, eu não tenho a ver com organização, com nada. Eu até quero pedir desculpa se eu errei em alguma coisa, se deixei alguém pra trás, porque na verdade eu não tenho formalidade com ninguém, eu não tratei nada com Daer, eu não tratei nada com Conpasul, eu não tratei nada com Taquari”, disse.
Sobre a duplicação da RSC-287 e a construção de uma rotatória em Tabaí, Arsênio disse que o projeto para a obra foi cadastrado pela Prefeitura de Tabaí junto ao Governo do Estado, no início do ano passado. “Eu acho que, se a obra não sair, não será em função do churrasco. Eu acho que é por falta de recursos mesmo”, concluiu.
 
Diretor-geral disse que servidor não tem influência no Daer, falou bobagem e será advertido
 
Na tarde da última quarta-feira, por telefone, o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, conversou com o Mistura Fina. Ele disse que nunca foi cogitada a participação do secretário Pedro Westphalen, Governador José Ivo Sartori e representantes do Daer no almoço em Aterrados. Segundo Uberti, desde janeiro, estava agendada programação em São Valentim, onde, durante a manhã do dia 15 de fevereiro, foram inauguradas obras. O almoço ocorreu em um CTG de São Valentim, com a presença de mais de 400 pessoas, e encerrou por volta das 14h, quando as autoridades do Governo do Estado seguiram para Taquari. “Podiam convidar eles para qualquer ato, que eles nem poderiam ir”, disse Uberti.
Para o diretor-geral, o funcionário falou bobagem, numa conversa informal entre primos. “Foi uma infelicidade dele. Ele é responsável pelas bobagens que ele colocou ali, numa conversa informal, dizendo umas situações que não têm cabimento. Aquilo acabou trazendo um prejuízo ao departamento. Ele vai ser penalizado por mim, de acordo com o estatuto do servidor, porque ele presta serviço público e como tal, tem que ter responsabilidade pelo que faz”, salientou o diretor-geral.
Embora o servidor se apresente nas redes sociais como coordenador adjunto, o diretor-geral do Daer disse que ele não ocupa este cargo no departamento. “Ele nem tem representratividade nenhuma, não tem nenhuma função dentro do Daer que seria gratificada pra representar alguma coisa, ele é simplesmente um funcionário do núcleo administrativo, não é nada de coordenador adjunto, eu não sei nem definir o que o Miguel é, mas ele trabalha hoje em cadastrar processo no terminal de computadores. Ele é 100% administrativo”. Sobre as obras tratadas no áudio, Rogério Uberti salienta que a rodovia em questão, a RSC-287, é de gerência da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e o Daer não tem competência para realizar obras no local. “Não vai ser um funcionário da área administrativa, que não tem influência nem nas decisões do Daer, que vai ter influencia sobre a EGR. Foi uma atitude infantil”, considerou. Uberti destacou que a função do departamento é realizar obras para onde e quem quer que seja, atendendo a toda a sociedade gaúcha, seja ela de que partido for. O diretor-geral do Daer disse, inclusive, que conversará com o presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes, para, se for possível, fazer a obra em Tabaí o mais rápido possível. “Porque quanto mais obra para a população gaúcha, melhor”, disse.
 
Áudio 1
 
Eai Juca, olha só cara, o que que fizeram aí agora? Inauguraram o troço meio-dia? Tinham marcado no convite ali e tal, 2h30 da tarde, 2h40 da tarde, tá Governador, Secretário, tudo marcado, e o Arsênio me marca um churrasco com o Maneco meio-dia? Bá meu, que cachorrada. Os caras tão p... da cara lá, que nem pra avisar eles lá, nem pra ligar pro Pedro, nem pro Rogério, nem pra ninguém ligaram pra avisar, o Arsênio, aí fizeram esse churrasco aí com o Maneco. Agora hoje eles iam comunicar à comunidade aí, né, da duplicação da 287, da rótula que ia ser feita aí em Tabaí, e aí os cara me faz uma cachorrada dessa, o Arsênio, pegar e fazer o churrasco antes do horário do convite, aí daqui a pouquinho chega Pedro e Governador aí duas e pouca, três horas da tarde, e não tem ninguém mais aí vão passar vergonha. Bah! Que cachorrada essa do Prefeito de vocês aí, hein! Foi nas pilhas do Maneco. Agora essa rótula não sei como é que vai ser e essa duplicação aí, porque agora os caras tão louco lá, né meu. Tá louco, esse Arsênio aí nem se apresenta. Por que não mandaram uma mensagem pro Pedro cara? Dizendo que ia ser mais cedo, que iam fazer churrascada na beira do asfalto aí e tal. Até o Vilaverde que não teve nada a ver com o assunto tava no troço. Vê aí pra mim o que que aconteceu aí, qual foi o erro, ou se não foi erro, se foi por querer que não avisaram? Mas foi cachorrada desse prefeito aí de Tabaí, agora vai ser mais difícil de consgeuir as coisas para ele, vai nas pilhas do Maneco, né meu. Manda um recado aí, vê o que aconteceu aí, abraço.
 
Áudio 2
 
Tranquilo, é que nem o Rogério falou, a gente não pode ganhar todas, essa os cara ganharam, o Prefeito foi nas pilha, né, eu entendo também, a gente também nãose comunicou, o troço tava marcado para as 2h30. Quando vê o Maneco pode ter falado também pro Arsênio que ia falar com o Pedro e com o Rogério e não falou, agora tem várias hipóteses. Mas é f..., tá louco. Mas não tem o que fazer, né mano, o negócio é o seguinte, agora ficou feio o troço lá para Tabaí, mas acho que seguinte, nós tinha que marcar uma reunião pra, pra, pior que nem adianta, nem tem muito o que fazer. Agora, nós temos que ver o que nós temos que fazer. Bah! Porque eles iam até falar para a comunidade dessa rótula e da duplicação e tal, bah! Que m... Mas faz parte, vamos deixar isso virar agora. Eles que são cachorro grande, eles que se vire.
 
 
 
 

 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por