Taquari, 23 de Julho de 2018
NOTÍCIAS
00/00/0000
Tradição e fé

Cerca de 500 pessoas participaram da procissão em honra a São José, realizada no feriado de 19 de março.
 
Após a celebração na Igreja Matriz, os fiéis acompanharam a procissão com a imagem centenária de São José, esculpida em madeira, por algumas ruas do Centro.
A professora aposentada, Venilda Coimbra, 59 anos, acompanha a procissão desde que mora em Taquari, há mais de 40 anos, e diz ser devota de São José. “Por Ele ter aceitado Maria grávida, por ter criado o Menino Jesus e por sua humildade”, conta. 
Após a caminhada, foi servido almoço no Salão Paroquial seguido de festa, à tarde, com o sorteio da ação entre amigos.  
Os festejos iniciaram com a realização da novena, no dia 10 de março, quando a Igreja teve a parte externa iluminada. Neste ano, o tema central foi a Paz na Igreja. A cada dia, um membro da comunidade abordou algum aspecto do tema, como o soldado da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Régis Santos, que falou sobre a Paz no Trânsito; a primeira prenda da 15ª Região Tradicionalista, Maria Eduarda Lima, que abordou a Paz na Cultura; Paz no Esporte, com Jackson Porto Pereira, Paz na Escola, com Senira Locatel, entre outros.
No sábado, à noite, a novena foi realizada ao ar livre, encerrando com um abraço à Praça da Matriz. “Para pedir a paz na cidade”, destaca uma das organizadoras da festa, Vera Bender.
O trabalho dos festeiros começou em abril de 2017, com o planejamento das promoções para a arrecadação dos recursos. Neste ano, a festa foi preparada pelos casais Vera e Fernando Bender, Roseli Menger e Vilson Garcia, juntamente com os freis Gastão Zart, Paulo Muller e João Sulzbach. “Começamos com o propósito de angariar recursos para a festa, mas fortificamos renovação da fé de todas as pessoas, com a realização de novenas com a homilia feita por leigos”. 
Esta foi a 218ª edição da festa do padroeiro. Para Vera, é um trabalho que precisa de muita dedicação. “Mas é compensador ver a procissão do dia da forma que foi e a festa, mesmo num feriadão, ter tido um bom resultado com aproximadamente 400 pessoas. Faço votos que a comunidade continue se fortificando”, avalia. O valor arrecadado com a festa está sendo apurado. Para 2019, foram escolhidos Iracema Pimentel Garcia e André Luís e Sirlene Fátima Fritsch  e Paulo Sérgio.
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por