Taquari, 19 de Setembro de 2018
NOTÍCIAS
12/01/2018
Mais de 25% dos eleitores de Taquari não fizeram o recadastramento biométrico

Faltando dois meses para o encerramento do prazo do recadastramento biométrico em Taquari, 26,49% dos eleitores ainda não compareceram no Cartório Eleitoral para a coleta dos dados. 
Desde março do ano passado, Taquari passa pela revisão do eleitorado, com coleta das impressões digitais e fotografia do eleitor para identificação biométrica, o que busca mais segurança e agilidade no processo de votação.  “Em termos de gestão eleitoral, o sistema biométrico tem duas vantagens sobressalentes, como o aumento da celeridade do processo de identificação do eleitor, e, por consequência, a diminuição do tempo em fila para votar e o reforço da legitimidade do processo eleitoral, pois a biometria reforça a prevenção de fraudes, ao eliminar, simultaneamente, o risco de um indivíduo se passar por outro e um mesmo indivíduo votar mais de uma vez”, afirma o chefe interino no Cartório Eleitoral, Iedo Ferraz.
Até esta semana, 15.800 eleitores tinham feito o recadastramento dos 21.495 inscritos, faltando 5.695 eleitores, ou seja, 26,49% dos eleitores. Até meados de dezembro, a média era de 170 pessoas por dia. Agora caiu para  20 por dia. 
O recadastramento biométrico será realizado até a quarta-feira, 14 de março de 2018. Até lá, o Cartório Eleitoral terá 41 dias úteis – contando a partir da próxima segunda-feira. Como são quase 5,7 mil eleitores que faltam fazer o recadastramento, a média por dia será de 139 pessoas. 
A coleta de dados é realizada no Cartório Eleitoral, localizado na Rua Margarida Ribeiro, número 16, em frente ao Cachorrão do Careca, no Centro. O processo dura em média  entre 8 e 10 minutos por eleitor. “Este é um tempo médio, podendo variar em função de diversos fatores, desde o funcionamento do sistema até a qualidade da digital do eleitor”, ressalta Iedo.
Até o dia 28 de fevereiro, o horário de atendimento de segunda a quinta-feira é das 11h às 17h. Na sexta-feira, das 9h às 15h. A partir de 1º de março, o Cartório Eleitoral volta ao seu horário normal de funcionamento, das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira. “É preciso levar em conta que a partir de 1º de março o Cartório volta a funcionar sete horas por dia, em vez das seis horas do verão. De 15/01 a 14/03, contando apenas os dias úteis, são 250 horas de atendimento. Afirmo que se trata de tempo hábil para atender todo o eleitorado faltante, desde que haja fluxo constante no Cartório - o que, atualmente, não há”, ressalta. Até março, poderão ser realizados três plantões aos sábados. O primeiro será amanhã, dia 13 de janeiro, das 9h às 15horas.
Para realizar o processo é necessário levar um comprovante de residência atual (data de até três meses) e documento de identificação - podendo ser RG, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho ou CNH. O título de eleitor não é obrigatório levar, mas agiliza o processo de cadastramento. “Certidão de Casamento ou de Nascimento servem como documento de identificação, contudo é preciso comprovar sua identidade também por meio de documento com foto”, diz o chefe interino.
Pessoas com deficiência devem se dirigir diretamente ao Cartório Eleitoral não havendo a necessidade de nenhuma providência anterior, como ocorre nos dias de votação na urna. “Basta vir ao Cartório e pegar uma senha de atendimento preferencial”, destaca. Também têm atendimento preferencial as gestantes e lactantes, pessoas com crianças de colo e maiores de 60 anos.
Todos os eleitores que têm o voto obrigatório (dos 18 aos 70 anos) ou que desejam continuar votando (acima de 70 anos) devem fazer a atualização do cadastro, com exceção dos que já possuem identificação biométrica eleitoral. O eleitor que não comparecer ao Cartório Eleitoral durante este período terá sua inscrição cancelada.
 
O QUÊ?
Recadastramento biométrico
QUANDO?
Até 14 de março
ONDE?
Cartório Eleitoral, localizado na Rua Margarida Ribeiro, 16, Centro, em frente ao Cachorrão do Careca.
HORÁRIO
De segunda a quinta-feira, das 11h às 17h, e nas sextas-feiras, das 9h às 15h (até 28 de fevereiro). 
O QUE LEVAR?
Documento de identificação, comprovante de residência atual e título de eleitor se tiver
PLANTÃO
Neste sábado, 13 de janeiro, haverá plantão no Cartório Eleitoral, das 9h às 15 horas.
 
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por