Taquari, 18 de Novembro de 2017
NOTÍCIAS
20/10/2017
Uma escola reformada

O sonho da reforma dos prédios onde funcionam a Escola Nossa Senhora da Assunção e o Instituto Agrícola Presidente Dutra (IAPD) começou a se tornar realidade. Uma obra de cerca de R$ 2 milhões foi realizada em 50% das instalações e está proporcionando, além da manutenção do prédio, mais conforto aos alunos, professores e funcionários que atuam no educandário.
“O benefício foi enorme. O telhado do nosso refeitório desabou em fevereiro do ano passado  e a gente estava sem utilizar este espaço. Também tínhamos muitos problemas com infiltração e a fiação. Em dias de chuva, os alunos estudavam às escuras, porque não podíamos ligar as luzes”, contou a diretora, Rosa Maria Kern dos Reis. A obra foi realizada pelo Governo do Estado entre janeiro e agosto deste ano. A reforma contemplou o telhado, fiação, forro e parte do assoalho das intalações que integram a área da escola, além do teatro, capela, banheiros e refeitório. “Foi trocada toda a fiação, que é bastante antiga. Trocamos transformador, forro, toda a estrutura do telhado, que era de madeira e agora é metálica. As telhas também eram de barro, agora são de brasilit”, explicou a diretora.
Para a equipe da Nossa Senhora da Assunção, além da manutenção necessária e emergencial no prédio, um dos maiores benefícios da reforma foi em relação ao teatro, já que as crianças da escola adoram realizar e assistir a apresentações e, com o espaço adequado, será possível realizar eventos que tragam a comunidade ao educandário. “É uma forma de abrir a escola à comunidade. É como disse o próprio engenheiro da Coordenadoria Regional de Obras, na 3ª região escolar, não existe um teatro como o nosso. É um teatro muito antigo, que foi muito famoso na cidade. É um resgate histórico. Nós temos que o aproveitar”, fala.
Para inaugurar o local, a escola realizará o seu tradicional evento natalino no próprio teatro do educandário. Antes, o Natal Ceando com Cristo, que chega neste ano a sua 9ª edição, era realizado no Theatro São João, no Centro do município. “Nosso Natal vai ser no dia 1º de dezembro, às 20h30, e esperamos toda a comunidade aqui na nossa escola para lotar o teatro”, disse Rosa Maria dos Reis. Além do Natal, a formatura da escola, que antes era realizada na Irmãos da Opa, ocorrerá na própria Nossa Senhora da Assunção.
O local tem capacidade para mais de 300 pessoas, tendo em vista que estão sendo utilizadas cadeiras de plástico para o público. Segundo a diretora, a reforma do teatro contemplou a parte estrutural, no entanto, ainda é preciso realizar melhorias para engrandecer as apresentações e proporcionar conforto aos alunos e público. “Nós queremos comprar as cortinas laterais e de palco e instalar cadeiras próprias de teatro, mas isto tem um custo muito alto. Só as cortinas laterais, que eu fiz um orçamento, custam em torno de R$ 5 mil. As nossas cadeiras de madeira que existiam no teatro também não valem a pena serem reformadas. O marceneiro explicou que seria muito oneroso. Estamos atrás de parceria, doações, qualquer ajuda é muito bem-vinda”, explicou a diretora. Quem puder colaborar com a instituição pode entrar em contato através do telefone 3653-1478 ou pelo e-mail escolaassuncao@gmail.com.
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por