Taquari, 21 de Outubro de 2017
NOTÍCIAS
06/10/2017
Um contato com a robótica

Atualmente, há uma crescente necessidade de se realizar tarefas com precisão e eficiência, inclusive em locais onde a presença humana se torna arriscada ou até impossível. Para realizar estes serviços, estão sendo utilizadas máquinas e dispositivos mecânicos que agilizam e também oferecem maior qualidade aos produtos. A robótica é a área que se preocupa com a criação de tais dispositivos e reúne técnicas de concepção, construção e utilização de robôs.
Em Taquari, um curso de robótica está sendo oferecido pela Quality Escola Profissionalizante. Segundo os proprietários da escola, Josué Saldanha Lopes e Gabriela Pereira Soares, o curso é o primeiro a ser ministrado no município e visa à familiarização dos alunos com tais dispositivos. “O principal objetivo é a inclusão, o contato. Hoje em dia, em qualquer lugar que se vá, tem uma máquina para trabalhar. No corte de mato, por exemplo, já se utiliza máquina”, explicou Josué, que ministra o curso de robótica.
Durante as aulas, que ocorrem por duas horas, uma vez na semana, os estudantes participam de todos os processos de criação de máquinas. As turmas são formadas por grupos de cinco alunos. Eles se revezam no processo de identificação das peças a serem utilizadas nos robôs e montagem do projeto.
Os estudantes fazem miniaturas de máquinas que são utilizadas em indústrias, como guindastes, cancelas de estacionamento, elevadores, plataformas de petróleo, entre outros. “No primeiro módulo, nós trabalhamos com fio. Damos noção de elétrica, de como funciona um botão e como se liga uma lâmpada, por exemplo, além de noções de solda em estanho. No segundo módulo, trabalharemos com controles sem fio, desenvolvendo técnicas de programação, pelo computador”, explicou o professor.
O curso é voltado a alunos, a partir de oito anos. “Esse curso auxilia o estudante no conteúdo da própria escola, na matemática, no trabalho em grupo. Porque no curso se desenvolve o raciocínio lógico dos alunos, de chegar a uma conclusão, a um projeto finalizado. Também envolve interpretação de texto, desenvolve o aluno como um todo”, explica a proprietária da escola, Gabriela Pereira Soares.
Os módulos tem duração de um ano. São cerca de 100 horas-aula no curso. Já a mensalidade sai por R$ 79,00. As inscrições para o curso permanecem abertas e podem ser feitas na secretaria da escola, localizada na Rua Albino Pinto, Centro de Taquari. É oferecida uma aula gratuita, pré-agendada na secretaria, para pessoas que tenham interesse na robótica e querem saber como funciona o curso.
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por