Taquari, 21 de Outubro de 2017
NOTÍCIAS
06/10/2017
Destaques do Torneio de Xadrez da Emílio Schenk recebem medalhas

A última partida do 2º Torneio de Xadrez do 3º e 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Emílio Schenk foi realizada na tarde da segunda-feira, 2 de outubro. 
A disputa entre o vencedor da categoria masculino, Gabriel de Vargas Wandephul, 10 anos, e da feminino, Liane dos Santos, 9 anos, apontou o grande vencedor da competição. A estudante do 3º ano, Liane foi a ganhadora da melhor de duas partidas. Ela começou a jogar xadrez por influência do irmão, que participou da competição no ano passado. O ganhador da categoria masculina, Gabriel, diz que aprendeu na escola, quando estava no terceiro ano e não imagina que chegaria à final da competição neste ano.  
O professor da Oficina de Xadrez realizada na escola, Everton Porto, conhecido por Flecha, diz que para jogar xadrez é necessário ter atenção e visão antecipada das jogadas. “Concentração, desenvolver o raciocínio, pensar muito antes de fazer e enxergar alguns movimentos na frente”, afirma. Ele diz que a realização do torneio é importante e que foi possível observar a evolução dos alunos, especialmente os que agora estão no quarto ano. “Teoricamente, estes (do quarto ano) teriam uma vantagem por jogar há mais tempo, mas o campeão deste ano foi uma menina do terceiro ano. Ela é muito inteligente e bem acima da média, por isso ela conseguiu; foi uma das maiores evoluções nestes últimos dois meses. Não era a melhor aluna da turma, mas cresceu tanto, que é um destaque. Tenho informações de que na aula evoluiu muito também”, salienta.
Na tarde da segunda-feira, foram premiados, além dos primeiros colocados, os destaques. “Não chegaram na ponta da competição, mas que mostram aprendizagem com o xadrez”, diz o professor. O torneio teve 3.657 jogos, realizados de abril a outubro. A oficina de xadrez é realizada duas vezes por semana, duante uma hora-aula (50 minutos). 
A cerimônia de entrega das medalhas teve a presença da coordenadora da Secretaria da Educação, Ana Paula Arnt Sulzbach, e da coordenadora pedagógica da Secretaria, Janifer da Rosa Lang. A competição de xadrez também é realizada com os alunos do 5º ano da Emílio Schenk e o encerramento da competição está previsto para novembro. 
 
Grande ganhadora: Liane dos Santos
 
Premiados categoria feminino
1º Liane dos Santos
2º Ana Clara Rosa dos Santos
3º Flávia Alessandra Garcia
4º Isabelly Leal Conceição 
 
Premiados Categoria masculino
1º Gabriel de Vargas Wandephul
2º Douglas Azevedo da Rosa
3º Carlos Eduardo da Silva Cardoso
4º Gabriel Espíndola de Souza
 
Destaques: Maiara Saldanha Ferreira, Isabela dos Santos Castro, Artur Souza de Jesus e Vitória dos Santos Christ.
 

 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por