Taquari, 16 de Agosto de 2017
NOTÍCIAS
28/07/2017
MISTURA FINA: Prefeitura online

Desde o início do Governo Maneco, a Administração Municipal tem criado mecanismos para se aproximar da comunidade através da internet. Depois da criação de páginas da Prefeitura de Taquari nas redes sociais Facebook e Twiter, feitas em 2013, a Administração divulgou, recentemente, um número de telefone, pelo qual a população pode fazer sugestões e questionamentos via Whats App. Além disso, o prefeito Maneco, em sua página pessoal no Facebook, tem feito transmissões ao vivo, respondendo a perguntas da comunidade.
Segundo o prefeito, os mecanismos de comunicação foram criados para tornar mais transparente o Poder Público, além de facilitar o diálogo entre a população e a Prefeitura para encaminhamento de dúvidas, sugestões e críticas. “É importante que o cidadão tenha, cada vez mais, voz e participação nas decisões da Administração, e isso se dá através da comunicação. Por meio da participação na gestão pública, os cidadãos podem opinar na tomada das ações da Prefeitura, dialogando com a Administração para que o serviço público  realmente atenda aos interesses dos cidadãos. Por isso é necessário termos e criarmos ferramentas de diálogo e acesso da população ao dia a dia da gestão pública”, disse Maneco.
 
Transmissões ao vivo
 
O prefeito Maneco responde perguntas da população através de transmissão ao vivo em sua página pessoal no Facebook, que pode ser acessada pelo endereço eletrônico www.facebook.com/ManecoPT. As transmissões são feitas a cada 15 dias, geralmente nas terças-feiras, às 20h. A duração é de cerca de 1h. A Prefeitura divulga, com antecedência, em seus meios de comunicação, os dias e horários em que o prefeito Maneco realizará as transmissões.
 
Whats App
 
O número do telefone da Prefeitura com Whats App é (51) 99661-9136. O aparelho fica com a equipe de comunicação, que encaminha as solicitações aos setores da Administração. Reclamações, sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas pelo Whats App. “Além disso, a recomendação é de que todos salvem em suas agendas o número. Desse modo, receberão diretamente em seu telefone notícias e informações de interesse público”, informou a Prefeitura.
 
Outros canais
 
A Administração ainda tem outros meios de comunicação: via protocolo na Prefeitura; setor de Ouvidoria, pelo e-email ouvidoria@taquari.rs.gov.br; telefone fixo 3653-6200; Facebook www.facebook.com/PrefeituraTaquari; Instagram www.instagram.com/prefeiturataquari; e Twiter www.twitter.com/PrefaTaquari.
 
Audiências marcadas
 
Nesta semana, a Justiça Eleitoral agendou audiências em relação a dois processos de investigação de suspostas irregularidades no pleito de 2016 em Taquari.
Haverá audiência de instrução e julgamento na quinta-feira, 3 de agosto, às 9h30, referente à Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que investiga a inclusão de supostas candidaturas fictícias de duas mulheres nas nominatas para vereadores das coligações Taquari Pode Muito Mais (PP, PSC, PPS e DEM) e Fazer Mais, Fazer Melhor, Fazer Crescer (PSDB e PMDB). São partes no processo as duas candidatas mulheres que tiveram votação insignificativa no pleito: Liliane Pereira (PSC) e Aninha Goethel (PSDB) e outros. Em virtude deste processo todos os vereadores homens da coligação, incluindo os eleitos Clóvis Bavaresco (PP), Marquinho do Eli Gordo (PSDB) e Tio Nei (PSDB), podem ter seus mandatos cassados.
Outra audiência que foi marcada nesta semana é referente ao processo de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que analisa supostas irregularidades na campanha do Prefeito Maneco (PT) e vice André Brito (PDT), pela coligação Mais Mudanças, Novas Conquistas (PT, PDT, PTB, PR, PC do B, PSB e PRB). A investigação é relativa ao possível uso da máquina pública para favorecer a candidatura de Maneco e André. O referido uso, conforme informações já passadas pelo MP ao Mistura Fina, teria ocorrido na marcação de consultas para gestantes, campanha eleitoral por parte de servidores e estagiários em horário de expediente, além de ações durante a atividade Abraço à Lagoa, feita por ocasião da campanha eleitoral da coligação. A audiência de instrução e julgamento desta AIJE foi marcada para quinta-feira, 10 de agosto, às 9h30, no Fórum de Taquari.
 
48 parcelas
 
A Prefeitura abrirá, na quinta-feira, 17 de agosto, as cartas-propostas das empresas interessadas em realizar a reforma do prédio do antigo Idesc/Seminário Seráfico. Na semana passada, a Administração Municipal publicou edital de concorrência pública para a obra. O valor da reforma está fixado em R$ 5.923.529,30, que devem ser pagos pela Prefeitura em 48 parcelas. Este valor da obra pode baixar, conforme as propostas apresentadas pelas empresas. Os juros do parcelamento terão correção equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais taxas de, no máximo, 12% ao ano.
 
Pouca luz
 
O problema de iluminação pública permanece em Taquari. Nesta semana, Mistura Fina questionou a Administração Municipal sobre medidas de manutenção nesta área. Segundo a Prefeitura, estão sendo feitos serviços de reparo em diversos bairros e, para dar mais celeridade ao trabalho, será feita nova licitação para compra de materiais para atender aos pedidos da população. “O momento atual é de dificuldade, em face da crise e queda de receitas. Somente na área de saúde, o Governo do Estado deve para Taquari  R$ 1,2 milhões de reais, situação que prejudica uma série de serviços da Administração”, disse o prefeito Maneco.
 
Escola desativada
 
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I, na localidade de Carapuça, está desativada temporariamente desde o início deste ano. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, os alunos foram remanejados para a Escola Pedro Pereira Machado, em Amoras. Ainda de acordo com a Prefeitura, o educandário tinha 13 alunos matriculados em 2016.
 
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por