Taquari, 24 de Maio de 2017
NOTÍCIAS
19/05/2017
MISTURA FINA: Em Brasília, Maneco e André participaram da XX Marcha em Defesa dos Municípios

O Prefeito Maneco e o vice André Brito estiveram em Brasília nesta semana. Os dois viajaram na segunda-feira à noite e retornaram ontem ao meio-dia, após cumprir agenda no Distrito Federal. Entre as atividades, os chefes do Executivo de Taquari participaram da XX Marcha em Defesa dos Municípios.
Na ocasião, o Prefeito Maneco envolveu-se em um debate que repercutiu na imprensa e em alguns sites da internet. Segundo o Prefeito, na abertura do evento, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, falou que a entidade era favorável à Reforma da Previdência. Maneco, na qualidade de presidente da Associação dos Prefeitos e Vice-prefeitos do PT do Estado Rio Grande do Sul, emitiu nota de repúdio à manifestação do presidente da CNM. “Ele falou como se todos os prefeitos fossem a favor, então nos reunimos no mesmo dia, no fim da tarde, e chegamos à conclusão de que, no mínimo, tinhamos que confrontar a posição dele. Então eu, como representante, me manifestei em nome da associação”, contou o Prefeito. Maneco diz que é contra a reforma da previdência, porque “não encontra no projeto nenhum ponto que venha favorecer quem realmente precisa da previdência, que é o trabalhador de baixa renda, além de que é um absurdo uma pessoa ter que trabalhar 49 anos para poder ter a aposentadoria integral”.
 
Outros assuntos
 
Ainda durante a viagem a Brasília, Maneco e André estiveram no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para tentar resolver o impasse da construção da creche do Parque do Meio, que é feita pela MVC Soluções em Plástico, empresa que paralisou obras em todo o país, alegando problemas financeiros. No entanto, segundo Maneco, a reuinião não resultou em avanços na questão. “O FNDE praticamente lava as mãos. Não conseguimos autorização para nada”, informou o Prefeito. Segundo Maneco, ainda não foi autorizada a abertura de nova licitação para a conclusão da obra e a Prefeitura de Taquari seguirá pedindo a execução judicial de multa à empresa, que abandonou a construção no Parque do Meio.
O Prefeito e o vice também estiveram na Secretaria Especial do Governo da República pedindo a liberação de recursos para obras de pavimentação que estão paralisadas, entre elas, as do Bairro Leo Alvim Faller, Prado e Coqueiros (Edu Renner). “Nos prometeram liberar o pagamento na semana que vem”, disse Maneco.
Os chefes do executivo de Taquari também estiveram no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário para participar de reunião sobre ampliação das compras da merenda escolar junto à agricultura familiar; e no Ministério das Comunicações para tentar resolver a situação da Empresa Jornalística e de Radiofusão Açoriana (Ejora). Segundo Maneco, ainda não há uma definição do que acontecerá com a Rádio Açoriana, o que deve ser resolvido em até 30 dias.
Para a viagem do Prefeito e vice para o Distrito Federal, foram pagos R$ 5.142,13 pelas passagens aéreas de ida e volta e R$ 4.599,28 de diárias para cobrir as despesas dos dois durante a estada em Brasília.
 
Uma tarde no Museu Costa e Silva
 
Na chuvosa tarde da sexta-feira, 12 de maio, esta era a cena vista dentro do Museu Costa e Silva. Goteiras e infiltrações comprometem a estrutura das instalações e o acervo do Museu e Biblioteca Municipal. O prédio, construído no século 19, é de propriedade do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) e, através de convênio com a Prefeitura de Taquari, deve receber manutenção da Administração Municipal.
 
Fiscais do município
 
É grave a observação de alguns vereadores, na última sessão, quanto à falta de fiscalização nas ruas. São muitas irregularidades que podem ser vistas, como várias calçadas e terrenos sujos, tomados por vegetação, e não se tem notícia de fiscalização e autuação dos proprietários responsáveis. 
O vereador Mariante chegou a afirmar que, dos seis ou sete fiscais que constam nos quadros da prefeitura, se um permanecesse na rua, fiscalizando, a situação seria diferente. 
Isso significa que, conforme sua afirmação, não há um fiscal na rua, diariamente, apesar de a prefeitura empregar seis ou sete.
 
Integrantes da Banda Geral do Grêmio estarão em Taquari
 
Segundo informações recebidas pelo Mistura Fina, no próximo sábado, às 18 horas, integrantes da Banda Geral do Grêmio Futebol Porto-alegrense se apresentarão na Lagoa Armênia, comemorando os aniversários de Olivia Reis, Maria Odete Lopes (Neneca) e Cláudia Costa.
 
Vai pedir para sair e não vai sozinho
 
Tem vereador de Taquari só esperando a abertura de mais uma janela partidária – que permite, aos ocupantes de mandatos eletivos, a troca de partido sem a perda do cargo, como ocorreu entre fevereiro e março de 2016. “A primeira janela que abrir eu pulo. E não vou sozinho”, revelou o vereador ao Mistura Fina. Ele diz que obteve informações de que uma nova janela partidária poderia ser aberta em setembro deste ano e está ansioso pela data. Segundo ele, outros colegas vão junto.
 
Pressão no Ademir
 
O presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Fagundes (PDT), subiu à tribuna durante a última sessão da Casa, na segunda-feira, para falar que está sendo muito cobrado pela comunidade quanto ao cancelamento do micro-ônibus da secretaria municipal da Saúde que transportava pacientes a Porto Alegre, às 9h. “Isto tem me causado um estresse e cansaço. Tanto é que pedi férias da Prefeitura por alguns dias para que eu possa descansar, porque eu não tenho como resolver o problema do mundo”, desabafou o vereador. Ademir informou que solicitou ao diretor da Câmara que enviasse ofício à Prefeitura questionando o motivo do cancelamento do transporte nesse horário e se a medida é temporária ou definitiva.
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por