Taquari, 29 de Junho de 2017
NOTÍCIAS
05/05/2017
CTG Pelego Branco segue no Desafio Farroupilha

Na segunda-feira, 1º de maio, foram divulgados os nomes das entidades classificadas para a semifinal do reality de dança tradicionalista Desafio Farroupilha, promovido pela RBS TV. A entidade tradicionalista de Taquari, CTG Pelego Branco, está entre os oito grupos selecionados. 
A vaga foi conquistada através de votação na internet. Foram 18.477 votos (5,91%) e a 7ª colocação. O mais votado foi o Piquete Nativista Giruá, com 38.926 votos. 
O concurso foi lançado em 28 de janeiro deste ano, durante a Festa Nacional do Churrasco , em Lagoa Vermelha, e tem como coordenadores os tradicionalistas César Oliveira & Rogério Melo. O Desafio Farroupilha está em sua 4ª edição e para participar os grupos enviaram fotos, textos e vídeos. O CTG Pelego Branco foi para a beira da praia de Capão da Canoa para mostrar porque deveria participar do concurso e conquistou espaço na lista de 20 pré-selecionados. Depois disso, durante mais de dois meses, até o dia 9 de abril, os integrantes  das invernadas divulgaram o trabalho  nas redes sociais  para  conquistar o voto dos internautas  na escolha das oito preferidas que participariam da semifinal.  
A partir de agora, os semifinalistas têm a tarefa de realizar um projeto cultural  em uma ou mais escolas públicas do estado, até o dia 2 de junho, sobre um tema voltado às tradições gaúchas. Além disso, serão consideradas as campanhas da fase de pré-seleção e votação, bem como as danças  que as invernadas apresentarão do dia 9 de junho , no Sarau do CTG M’Bororé, em Campo Bom, diante dos coordenadores e de um grupo de jurados. Aos dois  finalistas , será apresentado um segundo desafio , e o grande vencedor será revelado  durante a Semana Farroupilha 2017.  O público pode acompanhar a participação dos grupos através das chamadas no  programa Jornal do Almoço, da RBSTV.
Para a integrante do grupo, Marina Fazenda, é gratificante estar nesta fase “porque nos dedicamos. No ano passado, por muito pouco não conseguimos entrar no Desafio, mas neste ano, com mais empenho, atingimos nosso objetivo”. Ela destaca o envolvimento da comunidade na votação. 
Os outros semifinalistas são a invernada adulta do DTG Lenço Branco, de Santana do Livramento, juvenil do CTG Querência do Imbé, de Imbé, adulta do CTG Reminiscências, de Montenegro, adulta do CTG Porteira da Querência, de Sarandi, juvenil do Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas (CFTG), de Alegrete, e adulta do PTG Rancho da Amizade, de São Gabriel.
Iniciado em 2014, o Desafio Farroupilha foi criado com o propósito de valorizar a cultura gaúcha. Na primeira edição, o tema foi tiro de laço. Depois, em 2015, a temática foi a música, quando a dupla César Oliveira & Rogério Melo  foi desafiada a escolher o novo talento da música, com vitória do cantor Fernando Saccol. Já em 2016, o CTG Tiarayu foi o grande vencedor da primeira temporada dedicada às danças.
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por