Taquari, 15 de Dezembro de 2017
NOTÍCIAS
07/04/2017
A experiência de Otélio Drebes

O empresário Otélio Drebes, fundador das Lojas Lebes, palestrou na noite da quinta-feira, 30 de abril, no Grêmio Recreativo Alvi Negro. Aos 82 anos, com alegria e disposição, entrou no local, onde era aguardado por cerca de 450 pessoas, cumprimentando o público, ao som de Querência Amada, de Teixerinha. 
A palestra em Taquari foi a 12ª feita pelo empresário que decidiu, quando fez aniversário em julho do ano passado, que queria fazer palestras e aprender a tocar gaita. Natural de Bom Retiro do Sul, considera-se, também, um taquariense, porque em 1934, quando nasceu, o seu município natal era distrito de Taquari. “É a terra do coração”, disse. Ele contou que se descobriu comerciante quando começou  a vender rapaduras feitas por sua mãe. “Vendia rapadura de balaio, carregava nas costas quatro quilômetros”, lembrou.    
Drebes destacou ainda o segredo para uma empresa ir bem: “persistir, persistir e persistir. Não pode parar nunca, tem que arregaçar as mangas e trabalhar”. Disse que todo o negócio começa pequeno e que iniciou no ramo de supermercados. Lembrou que em certa oportunidade fez uma grande compra de pacotes de sal sem se dar conta de que era um item que as pessoas compram em pouca quantidade. Para driblar a situação, colocou o produto em destaque na loja com o cartaz: “apenas dois por pessoa” o que foi o suficiente para vender o produto. Como lição, destacou: quando ocorrer um erro, deve-se partir logo para a solução. Drebes ressaltou que o melhor vendedor “não é o falante; é o que escuta as necessidades do cliente” e que “colaborador feliz faz o cliente feliz”. Disse ainda que nossos maiores concorrentes somos nós mesmos e que “temos que ser o melhor e acreditar na gente”.     
Antes de encerrar a palestra, tocou gaita. “Nunca pare de aprender, jamais deixe de ter fé e de buscar a felicidade”. Após pousou para fotos com os participantes. Durante o evento, foi servido jantar. O ingresso era a doação de alimento não-perecível e foram arrecadados 400 quilos de mantimentos, que serão doados para instituições locais. O evento foi organizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Taquari e Tabaí.
 
“Saio mais energizado, mais feliz do que entrei”   
 
Após a palestra, Otélio Drebes falou com O Fato Novo, destacando o seu encantamento com o número de pessoas que o prestigiou naquela noite. “Saio mais energizado, mais feliz do que entrei. Mais de 400 pessoas te olhando, esperando o que tu vais dizer, passa uma energia tão boa. Se tiver que dançar, fazer a palestra de novo, eu vou”. 
A Loja Lebes completou, em 2016, 60 anos de fundação, tem mais de 140 lojas no Estado e cerca de três mil funcionários. Drebes disse que o mais difícil nestes 60 anos “foi a governança (corporativa), a transformação na terceira geração. Quando a empresa completou 60 anos, para que ela não quebrasse, a gente fez processo de governança. Foram dois anos bem difíceis, mas o final feliz. A empresa tá preparada para os próximos 50 anos”.
Sobre o desafio de vender no momento de crise econômica no País, afirmou que o empreendedor precisa ser criativo. “No momento em que criarmos coisas diferentes, nós vamos ser diferente dos outros. A crise termina e vão ficar os bons. E quem ficar, vai crescer muito mais”. 
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por